Produção, circulação e
consumo de mercadorias
O que é produção? Produção refere-se a qualquer tipo de
atividade destinada à fabricação, elaboração ou obtenção de bens e serviços.
O
conjunto de pessoas que praticam alguma atividade produtiva ou população
economicamente ativa estão distribuídos nos três setores da economia, esses
são: setor primário, setor secundário e setor terciário.
Setor
secundário: atua
no sistema industrial, enquadrando a produção de máquinas e equipamentos,
produção de bens de consumo, construção civil e geração de energia. Nesse caso
o setor em questão atua no processamento da produção do setor primário, além de
promover a distribuição dos produtos em forma de atacado.
Setor
terciário: está
diretamente ligado à prestação de serviços (nesses estão professores,
advogados e profissionais liberais em geral) e comércio em geral. O setor
terciário está diretamente ligado ao comércio varejista.
Atualmente,
a distribuição da população economicamente ativa nos setores da economia sofreu
uma significativa mudança com o aumento do setor terciário. O mundo está
atravessando a terceira revolução técnico-cientifico-informacional, que
consiste em uma supervalorização da informação, dessa forma, as atuações
econômicas contemporâneas estão aliadas às relações comercias e de informações,
e esses têm crescido de forma intensa.
A partir das evoluções promovidas por tal revolução tecnológica, os
serviços estão gradativamente sofisticados, especializados e eficientes,
além disso, outras atividades aumentaram suas atuações no mercado, como a do
turismo, telecomunicação e informática que cada vez mais absorvem pessoas para
atuar nesses segmentos.
O
objetivo do processo produtivo associado às atividades econômicas é de produzir
mercadorias e prestação de serviços com a finalidade de atingir o mercado
consumidor. Com intenção de
verticalizar o fluxo de venda de produtos, vários ramos empresariais e
comerciais utilizam a propaganda para atingir os possíveis consumidores, que
seriam pessoas com potencial de adquirir mercadorias dos mais variados tipos.
A
propaganda é uma forma das empresas anunciar seus produtos e serviços, assim
como promoções, facilidades de créditos, e para isso conseguem atingir uma
quantidade maior de consumidores em relação aos seus concorrentes. As
propagandas difundidas nos meios de comunicação em massa (televisão, internet,
rádio, revistas, jornais impressos entre outros), conseguem aguçar nas pessoas
a vontade de comprar, mesmo que tal produto não seja indispensável naquele
momento.
Agora, é hora de praticar 👉 Atividades

Nenhum comentário:
Postar um comentário